MOBILIDADE URBANA

As alterações climáticas são uma realidade cada vez mais sentida no dia a dia.

O sector dos transportes é uma das maiores fontes de emissões de gases com efeitos estufa qualquer coisa que 25 % total das emissões nacionais exercendo uma forte pressão sobre o ambiente e uma qualidade de vida dos cidadãos.

Neste particular a descarbonização da mobilidade passou a estar na agenda .

Infelizmente, no âmbito da mobilidade e transportes, a Figueira da Foz não segue essa agenda apesar de muita propaganda que a Câmara Municipal da Figueira da Foz faz, nunca faltam propostas e anúncios, mas..... que tudo é para breve!!

A Figueira da Foz cresceu, mas a rede de transportes não!

Atual rede é dos anos 60, com algumas linhas de 1938!

O plano de transportes escolares é da década de 80!

Dr. Carlos Monteiro tem sido mais ágil, ao anunciar transportes escolares gratuitos, do que apresentar um novo plano transportes escolares!!

O Cadernos de Encargos dos transportes escolares têm objetivos ambientais?

Os autocarros, são velhos, degradados e obsoletos, não cumprindo as normas ambientais mais recentes!

Transportes locais não têm telemetria. Não há informações sobre o quando é que vem o autocarro (uma ligação ao smartphone por ex.)

Há necessidade de adequar os horários e percursos às necessidades de hoje e com ligações inter- freguesias!

Más ligações a Aveiro e a Leiria. Há um plano Municipal ou da CIM para a melhoria?

A Ferrovia, comboios circulam a caírem aos bocados, muitas vezes sem ar condicionado, com horários desfasados à realidade, muitas das vezes suprimidos sem aviso prévio.

Melhoria da ligação Figueira da Foz – Coimbra e vice-versa para quando?

Linha de Oeste, já questionei em reunião de Câmara no inicio mandato. Ainda não há resposta!

Para quando a eletrificação Caldas da Rainha- Figueira da Foz?

O tempo de demora Figueira da Foz – Leiria, é o mesmo que na década de 50.... 2h10m!!

Não há um parque de estacionamento para os utentes da ferrovia!

A Ciclovia Figueira da Foz- Coimbra. Projeto iniciado pelo PSD, em 2003, apenas em obra o troço S. Julião – Vila Verde ( obra que já devia ter terminado, mais uma que o empreiteiro não cumpre o prazo!!)

Para quando o Troço Vila Verde- Montemor-o-velho?

Onde está o plano de ciclovias nas Freguesias!!

No Plano de ação de mobilidade urbana sustentável, foi o fim abrupto da primeira ciclovia da marginal.

Uma suposta rede ciclovia urbana, investimento da Figueira parques, atualmente, não existe.... está sem marcações na via.

A vossa passividade perante os carros mal estacionados em cima do passeio, nos espaços verdes, nas rotundas, em cima das passadeiras e até junto aos novos ecopontos enterrados.

Neste novo guião eleitoralista socialista de mobilidade urbana! O Peão, afinal não é Rei!!

Para quando instalação de medidores da qualidade do Ar?

Só assim é possível fazer uma avaliação seria e rigorosa.

Em Fevereiro de 2016, foi apresentado pela CIM, o programa PAMUS - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável.


Está a ser aplicado?

Há monitorização interna ?

Onde estão os relatórios para consulta?

Venho requer, uma apresentação para esclarecimento público:

1- Programa de Apoio à redução do Tarifário dos Transportes Públicos, os Figueirenses continuam sem ser informados do valor da redução!

2- Plano de mobilidade urbana para valorização da rede de transportes públicos!

Figueira da Foz, 1 Julho de 2019

Vereador Ricardo Silva

*O PAMUS pretende valorizar os “modos suaves”, apostando na sustentabilidade do sistema de transporte, vertida em políticas de transferência modal a partir do transporte individual, mas também enquanto complemento ao transporte público. As metas do PAMUS estarão balizadas pelo reforço da eficiência do transporte de pessoas e bens, reconversão para modos de transporte mais limpos e eficientes, garantia de um sistema de transportes e acessibilidade inclusivo, redução dos impactos negativos do sistema de transporte ao nível da saúde e segurança, diminuição da poluição atmosférica, sonora e das emissões de gases com efeito de estufa, assim como do consumo energético.

O PAMUS da Região de Coimbra foi apresentado publicamente no dia 19 de fevereiro de 2016.

Requerimento Mobilidade Urbana

MOBILIDADE URBANA

As alterações climáticas são uma realidade cada vez mais sentida no dia a dia.

O sector dos transportes é uma das maiores fontes de emissões de gases com efeitos estufa qualquer coisa que 25 % total das emissões nacionais exercendo uma forte pressão sobre o ambiente e uma qualidade de vida dos cidadãos.

Neste particular a descarbonização da mobilidade passou a estar na agenda .

Infelizmente, no âmbito da mobilidade e transportes, a Figueira da Foz não segue essa agenda apesar de muita propaganda que a Câmara Municipal da Figueira da Foz faz, nunca faltam propostas e anúncios, mas..... que tudo é para breve!!

A Figueira da Foz cresceu, mas a rede de transportes não!

Atual rede é dos anos 60, com algumas linhas de 1938!

O plano de transportes escolares é da década de 80!

Dr. Carlos Monteiro tem sido mais ágil, ao anunciar transportes escolares gratuitos, do que apresentar um novo plano transportes escolares!!

O Cadernos de Encargos dos transportes escolares têm objetivos ambientais?

Os autocarros, são velhos, degradados e obsoletos, não cumprindo as normas ambientais mais recentes!

Transportes locais não têm telemetria. Não há informações sobre o quando é que vem o autocarro (uma ligação ao smartphone por ex.)

Há necessidade de adequar os horários e percursos às necessidades de hoje e com ligações inter- freguesias!

Más ligações a Aveiro e a Leiria. Há um plano Municipal ou da CIM para a melhoria?

A Ferrovia, comboios circulam a caírem aos bocados, muitas vezes sem ar condicionado, com horários desfasados à realidade, muitas das vezes suprimidos sem aviso prévio.

Melhoria da ligação Figueira da Foz – Coimbra e vice-versa para quando?

Linha de Oeste, já questionei em reunião de Câmara no inicio mandato. Ainda não há resposta!

Para quando a eletrificação Caldas da Rainha- Figueira da Foz?

O tempo de demora Figueira da Foz – Leiria, é o mesmo que na década de 50.... 2h10m!!

Não há um parque de estacionamento para os utentes da ferrovia!

A Ciclovia Figueira da Foz- Coimbra. Projeto iniciado pelo PSD, em 2003, apenas em obra o troço S. Julião – Vila Verde ( obra que já devia ter terminado, mais uma que o empreiteiro não cumpre o prazo!!)

Para quando o Troço Vila Verde- Montemor-o-velho?

Onde está o plano de ciclovias nas Freguesias!!

No Plano de ação de mobilidade urbana sustentável, foi o fim abrupto da primeira ciclovia da marginal.

Uma suposta rede ciclovia urbana, investimento da Figueira parques, atualmente, não existe.... está sem marcações na via.

A vossa passividade perante os carros mal estacionados em cima do passeio, nos espaços verdes, nas rotundas, em cima das passadeiras e até junto aos novos ecopontos enterrados.

Neste novo guião eleitoralista socialista de mobilidade urbana! O Peão, afinal não é Rei!!

Para quando instalação de medidores da qualidade do Ar?

Só assim é possível fazer uma avaliação seria e rigorosa.

Em Fevereiro de 2016, foi apresentado pela CIM, o programa PAMUS - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável.


Está a ser aplicado?

Há monitorização interna ?

Onde estão os relatórios para consulta?

Venho requer, uma apresentação para esclarecimento público:

1- Programa de Apoio à redução do Tarifário dos Transportes Públicos, os Figueirenses continuam sem ser informados do valor da redução!

2- Plano de mobilidade urbana para valorização da rede de transportes públicos!

Figueira da Foz, 1 Julho de 2019

Vereador Ricardo Silva

*O PAMUS pretende valorizar os “modos suaves”, apostando na sustentabilidade do sistema de transporte, vertida em políticas de transferência modal a partir do transporte individual, mas também enquanto complemento ao transporte público. As metas do PAMUS estarão balizadas pelo reforço da eficiência do transporte de pessoas e bens, reconversão para modos de transporte mais limpos e eficientes, garantia de um sistema de transportes e acessibilidade inclusivo, redução dos impactos negativos do sistema de transporte ao nível da saúde e segurança, diminuição da poluição atmosférica, sonora e das emissões de gases com efeito de estufa, assim como do consumo energético.

O PAMUS da Região de Coimbra foi apresentado publicamente no dia 19 de fevereiro de 2016.