GRUPO PARLAMENTAR DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ

MOÇÃO

AEROPORTO DE MONTE REAL – ABERTURA DO TRÁFEGO CIVIL

PELO DESENVOLVIMENTO DO CONCELHO DA FIGUEIRA DA FOZ E DA REGIÃO CENTRO

Há vários anos que se discute a necessidade da existência de um novo aeroporto em consequência do aumento de tráfego aéreo do Aeroporto General Humberto Delgado em Lisboa.

Existe um Aeroporto na zona Norte, outro em Lisboa e outro no Algarve e a zona centro sempre ignorada pelo poder central.

Ora já existem variados estudos credíveis, publicamente apresentados, devido ao empenho dos Municípios da Marinha Grande e de Leiria, com vista à abertura ao tráfego civil do Aeroporto de Monte Real.

Também a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, na pessoa do seu Presidente, Pedro Machado, tem dado visibilidade ao tema, fundamentalmente no sublinhar, coerente, da sua dimensão regional e nacional.

A aterragem em Monte Real do avião que transportou o Papa aquando da sua vinda a Fátima, demonstrou mais uma vez que é viável ao tráfego civil e veio ainda dar mais visibilidade ao aeroporto de Monte Real.

Os custos para a abertura ao tráfego civil deste aeroporto para não falar no impacto ambiental são muito menores que qualquer outro local, sendo com certeza uma ótima alternativa ao afunilamento do tráfego e à intensidade de fluxo de passageiros e mercadorias a Lisboa e Porto.

Monte Real deverá assumir-se como um projeto civil próprio, abordando mercados específicos que lhe confiram sustentabilidade de médio longo prazo.

Deve-se pensar na hipótese de lançar as bases de um “cluster” aeronáutico atento as possibilidades existentes nesta região, do turismo à industria variada.

A Figueira da Foz deve cada vez mais apostar no Turismo e a existência de um Aeroporto a poucos quilómetros com boas vias de comunicação, inclusive com a possibilidade da eletrificação da Linha do Oeste é no entendimento do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Municipal da Figueira da Foz, uma aposta credível e fundamental para o desenvolvimento do nosso concelho.

Já é hora do Município da Figueira da Foz se juntar aos demais Municípios nesta reivindicação.

Atento o supra exposto propomos a esta Assembleia que aprove esta Moção como recomendação para que o Governo e principalmente do Sr. Primeiro-ministro cumpra a promessa feita em campanha eleitoral de abrir ao tráfego civil o Aeroporto de Monte Real como uma decisão viável e credível, ajudando assim o desenvolvimento do turismo, industria e comercio do concelho da Figueira da Foz e de toda a zona Centro.

Sendo esta Moção aprovada, deve a mesma ser remetida ao Sr Primeiro Ministro, ao Sr. Ministro da Economia e à Presidência da Assembleia da República.

Figueira da Foz, 17.12.2019

Moção "Aeroporto de Monte Real – Abertura do Tráfego Civil" apresentada pelo Grupo Parlamentar da Assembleia Municipal da Figueira da Foz

GRUPO PARLAMENTAR DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ

MOÇÃO