Menu

Conselho Municipal de Turismo da Figueira da Foz

Conselho Municipal de Turismo da Figueira da Foz

Esta proposta de Regulamento do Conselho Municipal de Turismo da Figueira da Foz é a vossa proposta final, que irá para discussão pública.

De acordo com o Código do Procedimento Administrativo, foi publicitado página oficial do Município, que permitiu ao público em Geral que apresentasse contributos para a elaboração do projeto do Regulamento.

Mas, não foram registados contributos de munícipes.

É de lamentar, que a Câmara Municipal, não tenha publicitado devidamente o projeto de Regulamento, tendo em vista a importância do Conselho Municipal de Turismo da Figueira da Foz.

Em Abril de 2018, foi-me enviado o 1º draft de Regulamento, a solicitar contributos para o referido Regulamento, o qual tive a oportunidade em tempo útil expressar o meu contributo.

O Regulamento final algo mais simples e melhor do que o 1º draft.

Artigo 6º

Composição do Conselho Municipal de Turismo da Figueira da Foz.

Integram

1) Os vereadores sem pelouro não podem estar presentes?

a) Não interessa incluir a Escola Profissional da Figueira da Foz? Que tem cursos de hotelaria e turismo?

b) Representantes do alojamento local.

No alojamento local na Figueira há 305 registados, como podem ser parte do CMTFF? O papel do Município incentivar a criação de uma Associação de Alojamento Local da Figueira da Foz e podiam até criar uma plataforma para se agregarem.

c) A Associação do Bairro Novo, por ex., não conta? Ou outra de interesse para o turismo que entretanto se venha a constituir?

d) Não incluem as empresas de animação turística.

São estas empresas que trabalham o território com a oferta local, é uma oportunidade para se consolidarem.

Estão 17 registadas, todas a trabalhar o chamado outbound ou outgoing, ou seja turismo daqui para o estrangeiro.

enquanto as agências de turismo são 10 .

Artigo 7º

g) “Elaborar estudos, propostas ou recomendações de âmbito turístico, designadamente no que diz respeito à valorização da oferta turística do concelho e qualificação do destino Turístico.”

Como será adjudicado este tipo de estudos?

A Criação do Conselho Municipal de Turismo da Figueira da Foz, peca por tardia, só agora no ano 0 + 0 do 3º mandato é que se lembraram, e parece que mais feita à pressa e com falta de elementos conforme indiquei.

A Comissão de Turismo do Programa Eleitoral do PSD era bem melhor que vossa proposta.

Comissão Municipal de Turismo

“Propõe-se a constituição de um órgão de consulta e concertação, de estudo das matérias respeitantes à economia e ao turismo em particular, face à importância que o sector representa na estratégia de desenvolvimento da cidade e do seu concelho estruturada numa entidade de consulta para a área económica e turística, com agentes de natureza publica ou privada que atuem no concelho.

Tem como objetivo promover a participação e o envolvimento dos agentes económicos e dos decisores da política turística do concelho para um desenvolvimento económico e turístico com a conceção e implementação de soluções sustentáveis e de criação de condições de competitividade que produzam resultados efetivos no desenvolvimento do concelho.”