Menu

Deputada figueirense Ana Oliveira questionou Governo sobre a Destruição da Serra da Boa Viagem

Deputada Ana Oliveira
A Deputada figueirense Dra. Ana Oliveira questionou o Sr. Ministro da Agricultura, florestas e Desenvolvimento Rural, com a subscrição de todos os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Coimbra, sobre quando é feita a limpeza e organização da Serra da Boa Viagem.
Aqui fica o documento completo:


Assunto: Destruição da Serra da Boa Viagem Figueira da Foz
Destinatário: Ministro da Agricultura, florestas e Desenvolvimento Rural

No passado dia 13 de outubro de 2018, o distrito de Coimbra foi assolado por uma calamidade natural que afetou gravemente muitos concelhos, mas em particular o concelho da Figueira da Foz, zona de entrada da tempestade “Leslie”.

A Figueira da Foz foi afetada de norte a sul, onde quase toda a população foi afetada, atingindo muitas famílias, empresas, instituições, coletividades. 

Além de toda a calamidade estrutural, social e económica, assistimos a uma tragédia ambiental, onde a Serra da Boa Viagem “pulmão” da Figueira da Foz foi severamente destruída pela tempestade.

Relembramos que esta zona florestal foi afetada num passado recente pelo temporal do dia 19 de janeiro de 2013, mas o cenário atual é muito mais grave tendo atingido o núcleo central do parque florestal.

Importa também referir que esta área está sob tutela do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas ao qual tem responsabilidades na limpeza e manutenção do espaço em causa.

Já passaram quase 15 dias após o temporal e ainda não existiu qualquer intervenção naquele espaço, apresentando uma situação de caos, onde nem sequer existem avisos que impeça a circulação naquela zona, avisos que protejam inclusivamente as pessoas que vivem nas povoações mais próximas.

Perante esta realidade, os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Coimbra, reforçam a exigência da atuação do Governo nesta matéria.

Assim, ao abrigo, das normas constitucionais e regimentais, solicita-se a V. Exa., que se digne a obter junto do Sr. Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, resposta à seguinte questão:

1- Para quando a limpeza e organização da Serra da Boa viagem?